Grande parte do Ceará teve chuvas na madrugada desta sexta-feira, 15. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Segundo dados de radar da Fundação, a precipitação já ocorria desde a noite da quinta-feira, 14. A chuva se concentrava na parte Noroeste do Estado, mas a grande área de instabilidade gerou efeitos até mesmo no Cariri.
Por volta da meia-noite, a precipitação atingia áreas isoladas no norte e no sul do Sertão Central e Inhamuns. Havia também chuva na macrorregião do Maciço de Baturité e na faixa litorânea.
Ao longo da madrugada, os aglomerados de nuvens se dispersaram por uma área maior. A esta altura, a chuva atingia principalmente a Jaguaribana, o Maciço de Baturité e o Litoral de Fortaleza.
Por volta das 3 horas, o tempo instável foi dispersado pelos ventos a oeste, levando as nuvens para o norte do Sertão Central e Inhamuns. Partes do Litoral do Pecém, do Litoral Norte e do Maciço de Baturité também registravam chuva neste momento.
Já para o fim da madrugada, outro conjunto de nuvens, mais denso, se aproximou do Estado. A precipitação atingiu o Litoral de Fortaleza, a Jaguaribana e o Maciço de Baturité.
No começo da manhã, esta última ocorrência segue gerando chuvas na parte nordeste do Estado. O norte da Jaguaribana, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e o norte do Sertão Central e Inhamuns apresentam precipitações, com focos menores também no Litoral do Pecém e no Litoral Norte.
A chuva variou de intensidade moderada a forte. Da meia-noite às 6 horas desta sexta-feira, o maior registro foi em Fortaleza, com 25 mm. Os dados são preliminares: o acumulado é divulgado diariamente pela Funceme e engloba o período entre 7 horas de um dia às 7 horas do dia anterior.
A expectativa da Funceme é que, no restante do dia, o tempo se mantenha instável. O céu deve variar de nublado a parcialmente nublado no Ceará inteiro, e a previsão é de chuva em todas as macrorregiões do Estado.
Fonte : O POVO