Nesta terça-feira, 23, uma "Lua Cheia Rosa" será visível em todo o Brasil. Para observar o fenômeno basta olhar para o céu quando a Lua surgir à tarde, por volta das 17h32min (horário de Brasília). O nome “rosa” faz referência à primavera no Hemisfério Norte, que acontece neste período.
Contudo, apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor.Os nomes dados à Lua Cheia vieram de estações do ano, colheitas e ainda fazem referência ao comportamento de animais. Assim, a Lua Cheia Rosa recebe esse nome por causa do florescimento de certas flores silvestres no início da primavera, como a "rosa musgo", nativa do leste da América do Norte.
A agência espacial estadunidense, Nasa (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica, em português), também chama o fenômeno de Lua da Páscoa, já que o feriado judaico iniciou na noite dessa segunda-feira, 22.
A Lua cheia acontece todos os meses, de acordo com as fases do satélite. No entanto, se a Lua Cheia acontece quando ela está mais próxima da Terra, temos uma Superlua, ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais. Essa proximidade é chamada de perigeu.
A próxima Superlua em 2024 acontecerá no dia 19 de agosto.
Fonte: O POVO